sexta-feira, 1 de março de 2013

Instalando Cisco Packet Tracer 5.3.3 em linux Debian/Ubuntu


Para quem estuda roteadores Cisco, uma das ferramentas essenciais para os estudos e labs é a aplicação da própria Cisco, o Packet Tracer.

Na versão 5.3.2, tudo ia de vento em popa, até que um belo dia, um lab que você conseguiu fazer e salvou na versão 5.3.3 não abre na versão 5.3.2. Até aí nada de mais, só é necessário você atualizar a versão e pronto.

Mas como nem tudo na vida é exatamente como queremos, eis que surge um pequeno contratempo para que essa atualização aconteça. Se você estiver na mesma situação que eu, que utiliza linux, então você terá sim, um contratempo. E não é o linux o que causa o contratempo e sim a forma como o aplicativo foi remodelado em sua instalação, como veremos mais adiante. Se você utiliza RuWindows, então nem precisa ler este documento. Siga o padrão NNF (next, next, finish) e pronto.

Algo que poderia ser simples como nas versões anteriores, tornou-se incômodo na 5.3.3.
Bom, já reclamei demais. Então vamos aos procedimentos.
Baixe o pacote do Packet Tracer 5.3.3 para linux, em formato .bin e salve em qualquer diretório de sua máquina.

Obs: se você tiver instalado a versão 5.3.2 do Packet Tracer, é recomendada, mas não obrigatório, a remoção dessa versão. Se a versão instalado estiver n o diretório /opt/pt que é o padrão, a mesma continuará no mesmo local, uma vez que a versão 5.3.3 é instalada em outro diretório, como veremos mais a adiante. Esta recomendação é para evitar confusão quando da execução do aplicativo 5.3.2 e 5.3.3. Não haverá conflito entre eles, mas poderá haver confusão pelo lado do usuário. Comando para remoção do pacote 5.3.2, como root: dpkg -r PacketTracer

Em seguida, como usuário root (logue-se com “sudo su” no ubuntu ou “su -” no Debian, dê-lhe permissão de execução:

chmod +x Packet Tracer v5.3.3 Application only Linux-Ubuntu.bin

Agora que você já deixou o arquivo como um executável, vamos executá-lo: ./Packet Tracer v5.3.3 Application only Linux-Ubuntu.bin e voilá não vai funcionar. Por que?

Simples, o nome do arquivo está com espaços e o instalador não consegue localizar algum outro arquivo ou instrução, ou seja, você terá que renomear o arquivo para algo que não possua espaços no nome.
Então, tente algo como: mv Packet Tracer v5.3.3 Application only Linux-Ubuntu.bin packettracer.bin

Para facilitar e evitar erros na digitação, utilize a tecla tab após digitar a letra P do nome do arquivo, assim ele autocompleta o nome do arquivo.

Obs: lembrando que sistemas sérios fazem distinção entre caracteres maiúsculos e minúsculos, portanto atenção.

Pronto, agora sim, você pode executar o arquivo, como sugerido o nome: ./packettracer.bin

Após o comando será mostrado a EULA do aplicativo. Para rolar a página até o fim, utilize a tecla Enter para conseguir chegar até o final, tomando cuidado para quando chegar na marcação de 99% e não ultrapassar, senão ele volta para o prompt e terá que começar novamente. No final, quando visualizar o questionamento se aceita a licença, tecle Y e enter. Inicia-se então a instalação da aplicação.

Pronto, ao término da instalação terá o Packet Tracer 5.3.3 pronto para uso.

E então quando você digitar, no seu terminal do seu usuário o comando packettracer, nada acontecerá e ainda lhe retornará uma mensagem de erro. Muito bom isso não é?

O motivo para isso é que mudaram os diretórios de instalação. Então vamos corrigir os apontamentos para o executável da aplicação.

/usr/local/PacketTracer5/ diretório de instalação, onde está o executável “packettracer”

Para facilitar a vida vamos criar um link simbólico para este executável.

ln -s /usr/local/PacketTracer5/packettracer /usr/sbin/packet

Explicando o comando:
ln -s cria um link do aplicativo que está em /usr/local/PacketTracer5/packettracer para o diretório /usr/sbin/ com o nome do link como packet. No diretório /usr/sbin facilita o uso do aplicativo, uma vez que pode ser chamado em qualquer outro diretório.

Feito isso, ao digitar o comando que você digitou no link simbólico, no caso o packet, o Pack Tracer 5.3.3 abrirá, conforme a tela abaixo.



Um comentário:

Rogerio Batista M da silva disse...

Cara seu post é perfeito! Executei sem problemas! :D Muito grato!